Technisul

Aplicabilidade Avestruzes

Características

Cientificamente conhecido como "Strutio Camelus Australis" o avestruz é um animal originário da África, pertence a família das ratitas (aves cuja estrutura ssea e muscular as impedem de Voar). Desta família também fazem parte a Ema, originário da América do Sul e o Emu, originário da Austrália.

O Avestruz é um animal extremamente rústico, perdendo apenas para o camelo. É muito resistente a doenças e tem ótima capacidade de adaptação, suportando bem uma grande variedade de temperaturas, quando adulto.

Reprodução

Alcançando os 2 a 3 anos de idade, começa a reprodução propriamente dita, com a fêmea botando um ovo a cada 48 horas, mais ou menos, durante 40 dias e pára. Logo, procede por outro período, chegando a botar até 100 ovos por temporada. Vive por até 70 anos com vida produtiva em torno de 40 anos.

Segundo pesquisas desenvolvidas junto a criadores, veterinários e zootecnistas, que tem se manifestado em seminários e dias de campo chegou-se as seguintes conclusões:

É recomendado para a escolha de reprodutores o melhoramento genético visando alguns itens fundamentais como: taxa de postura, fertilidade, taxa de eclosão, taxa de viabilidade, desempenho ponderal, rendimento de carcaça e rendimento de couro. Se o interesse for para abate, a idade recomendada é de 11 a 14 meses. Já que o couro terá as melhores qualidades de elasticidade e resistência.

Instalação e Manejo

As instalações para as aves adultas são basicamente cercas de arame liso com pelo menos 6 fios para evitar entrada de predadores e que se machuquem, sendo indispensável um abrigo para intempéries.

Instalação para filhotes de 0 - 4 meses de idade

Calefação

O galpão onde estará o dormitório dos filhotes deverá ser protegido de ventanias, com boa ventilação ,isolado, com um bom sistema de calefação.

A calefação deverá ser de uma maneira quase obrigatória, por um sistema que não produza cheiros, fumaça e que tenha a temperatura uniforme principalmente no piso, dado que os filhotes dormem no chão e necessitam de calor para melhor absorção da gema,e não gostam de vento nem de claridade para descansar.

Os parâmetros de temperaturas no piso recomendados para os filhotes são os seguintes: (sem necessidade do uso de campânula).

  1. De 0 – 14 dias de idade: 32° C
  2. De 15 – 21 dias 31° C
  3. De 22 – 50 dias 30° C
  4. De 51 – 60 dias 28° C
  5. Acima de 60 dias 27° C

Ter o cuidado de fornecer aquecimento sem vento, cheiros ou fumaça, calor excessivo ou claridade, pois com luz as aves não conseguem relaxar o que lhes provoca stress, canibalismo e até a morte.

Acompanhamento

Além de ter o máximo cuidado no controle da temperatura, o outro ponto fundamental e obrigatório é dispor de um funcionário efetivo e bem treinado, para garantir sua permanência no dormitório dos filhotes, a fim de evitar o terrível vilão que é o " stress do abandono " pois eles exigem a presença de um "pai" ou "mãe" constantemente.

Em criatórios com "pai" ou "mãe" tem se conseguido até 4 filhotes a mais por fêmea/ano.

Para se ter êxito nesta atividade a recomendação é a de morar no estabelecimento, levar registros, ter bom manejo do pessoal, reconhecer problemas como forma de começar um intercambio, trabalhar numa escala controlável para poder avaliar, buscar e criar conhecimento. Fazer as etapas do ciclo que se possam cobrir, selecionar reprodutores, alimentar e incubar bem, fomentar a pesquisa e participar.

Formação de Lotes

Não é recomendável, para os primeiros meses de idade, formar grupos acima de 25 filhotes e não deve-se colocar mais de 300 aves por "pai".

Evita-se assim, stress por competição e por abandono. Há recomendações de formar lotes com 10 a 15 filhotes.

Pisos

A recomendação principal é o uso de piso de concreto áspero ou levemente corrugado, ou ainda pisos cerâmicos porem antiderrapantes, que são de fácil limpeza e secagem rápida.

Piso Radiante

O sistema TECHNIOSTRICH da TECHNISUL ® é para aquecer os pisos de baixo para cima através de cabos elétricos para calefação, isolados contra "choque" e umidade, sem provocar cheiros, ruídos ou qualquer outro tipo de poluição.

É um sistema sem manutenção, de simples manejo, não ocupa espaço nem produz claridade. Têm regulagem de temperatura do piso o que torna o sistema altamente confiável e econômico.

Os cabos são embutidos na massa do piso o que lhes confere larga durabilidade e assim tem garantia eterna, quer dizer, enquanto dure o prédio, durará a garantia. Os termostatos tem garantia de 5 anos.

Produzido por:

Tel.: (51) 9242-3441

E-mail Principal: technisul@technisul.com.br