Technisul

Suinocultura

Manejo: Temperatura

Ao nascer, os leitões tem apenas 1% de gordura corporal. Mas somente com 21 - 28 dias o leite materno tem entre 12 -18% de gordura. Esta gordura serve para, entre outras, duas funções fundamentais: reserva de energia e isolamento térmico corporal, mas o desmame ocorre exatamente aos 21 dias ou menos.

Durante os primeiros dias de vida os leitões, normalmente apresentam um balanço energético negativo (mais energia é consumida do que a suprida pelo alimento) e usam até o limite sua reserva corporal.

Assim, de fato, os leitões esgotam seu estoque energético diminuindo seu isolamento térmico corporal e diminuindo sua capacidade de se adaptar a mudanças de temperatura ambiental.

Consequentemente, é deveras importante suprir de aquecimento complementar colocando mais ou menos 5º C a mais dentro do escamoteador do que a temperatura ao lado da porca.

Contudo, o assunto conforto térmico dos leitões envolve mais do que somente temperatura. A escala de conforto se quantifica em relação a umidade, manejo, vento, ventilação, tipo de piso, sanidade, alimentação e temperatura do piso onde dormem.*

• TECHNIPIGLET é o sistema de calefação que mais contribui para a eliminação desses fatores negativos causadores de pelos arrepiados, diarreias, fezes moles, anemia, desidratação, perda de peso que muitas vezes são os causadores da morte dos mesmos.

Muitos destes leitões quando salvos, serão menos pesados e pelos medicamentos consumidos chegam a custar tanto quanto valem.


O que fazer:

Logo ao nascer, colocar os leitões no escamoteador aquecido para evitar um choque térmico, principalmente se nascidos durante a noite ou em dias muito frios.

Os escamoteadores deverão estar ligados 24 horas antes para poder verificar se a temperatura está próxima da temperatura de conforto que deverá ser de 38º-40º C para o primeiro dia e a seguir basear-se na tabela:

3º dia baixar a temperatura para 38º C

5º dia baixar a temperatura para 37º C

e assim por diante até atingir os 27º C aos 18 - 19 dias até os 21 dias quando será o desmame.


Instalação na maternidade

No fundo de cada escamoteador, coloca-se uma camada de isolamento térmico. Em seguida colocam-se os cabos calefatores, após, cobrem-se com uma camada de proteção mecânica para terminar com o piso final liso e desempenado. Cada escamoteador tem um cabo independente comandado com chave e led indicador de funcionamento.


Objetivo

• Reduzir a incidência de diarréias (fezes moles) desidratação, pneumonias, hipoglicemia em leitões recém nascidos, reduzir mortalidade por desidratação ou esmagamento, melhorar a conversão alimentar, melhorar o ganho de peso corporal, reduzir o consumo de energia elétrica para calefação e reduzir a mão de obra no manejo dos leitões.


TECHNIPIGLET é o sistema de calefação que mais contribui para a melhoria na produtividade da criação de leitões produzindo com menor consumo de energia elétrica um maior número de leitões desmamados com peso maior que a média da granja.


Instalação na creche

Ao longo da baia na frente do comedouro e com 0,8 - 0,9 m de largura,(na parte cimentada da baia) coloca-se o isolante térmico, os cabos calefatores, a proteção mecânica e logo o piso final. Cada baia tem uma chave interruptora para ligar ou desligar independentemente uma ou todas.


Objetivo

• Reduzir o stress do desmame. Leitões desmamados vêm com suas reservas energéticas reduzidas, assim como a sua capacidade de isolamento térmico corporal, sem o leite e sem os irmãos.

• Na creche deverão encontrar pelo menos o piso aquecido com a mesma temperatura que tinham de 27º C assim será mais fácil se adaptarem, pois ainda estão suscetíveis às mudanças bruscas de temperatura e umidade.

• Reduzir o consumo de alimento e aumentar o ganho de peso dos leitões desmamados com a estabilização da temperatura ambiental a um baixo custo de manutenção. Melhorar a conversão alimentar.

• Reduzir custos por perdas de leitões, mão de obra, troca de lâmpadas queimadas ou quebradas, etc.


VOCÊ VERÁ, ESTE SISTEMA QUE É BARATO E ECONÔMICO

LHE TRARÁ LUCROS EXTRAS! !

Produzido por:

Tel.: (51) 9242-3441

E-mail Principal: technisul@technisul.com.br